Boas Ações!?

Só damos o que somos

Boas ações geradas por um coração mau ( não regenerado ) são más ações.

O coração mau faz boas ações por medo de castigo ou por interesse na recompensa material, social ou espiritual.

O mau coração pratica boas obras por MEDO do juízo, inferno, morte, do “devorador” tomar seus bens, de ser mal visto, de ser disciplinado, de perder o cargo etc…

O mau coração pratica boas obras para ser recompensado, receber 100 veze$ mais, ser bem visto, ser curado, ser salvo, postar no facebook, porque Deus manda, para retribuir, para ser perdoado, para ser aceito, para ser transformado, para ser espiritual, para ir para o céu etc…

Já o bom coração faz porque é bom. O bom coração é aquele que foi regenerado, aquele que passou da morte para a vida. Não precisa de incentivo ou motivo. A bondade e o amor são um fim em si mesmos. O amor ama porque ama, a bondade faz bondade porque é boa. “O bom homem tira coisas boas do tesouro que está em seu coração…”

Deus ama porque ama… O que você e eu temos de amável? O que você e eu temos de recompensável?

Pergunta sua mãe se ela te ama porque Deus manda, porque você é bonzinho, porque é certo, porque você faz tudo o que ela pede… Ela te ama porque te ama. Ainda que você seja um bandido.

Imagine se eu disser para Aline: “Aline eu te amo porque Deus manda. Porque é certo amar o cônjuge. Descobri que não gosto tanto de você, mas vou te amar porque é certo e Deus mandou”.

Deus ama o inamável, tolera o intolerável, aceita o inaceitável. Porque Ele é amor, tolerante e benigno…

Boas obras legítimas, só são legítimas quando saem de um coração regenerado. Um coração que passou pelo milagre da conversão. Um coração regenerado é agora um coração cheio de compaixão, bondade e amor. Não faz porque Deus manda, faz porque lhe é comum.

“Quem luta pelos pobres porque Deus manda não ama os pobres. Ele luta por recompensa ou medo de Castigo”. Rubem Alves ( paráfrase )

Não necessitamos “fazer”, necessitamos “ser”. O fazer é o resultado do ser.

O que precisamos é de um novo coração, um coração bom. Coisas boas virão como bananas vem de bananeira.

A árvore não depende do fruto o fruto é que depende da árvore.